COMO ABRIR SUA PRÓPRIA OFICINA

Abrir o próprio negócio e ser dono de si mesmo é o sonho de muitos técnicos. Muitos ficam imaginando que isso nunca será possível, pois acham que a primeira condição seria ter um grande capital, sem o qual nada daria certo.

É claro que sem dinheiro não dá para fazer nada. No entanto, com um pouco de dinheiro, muita garra e bom conhecimento das atividades que se vai exercer, torna-se possível montar uma oficina técnica ou qualquer outro negócio comercial.

O ramo da assistência técnica de rádio, som, TV, DVD, etc. depende basicamente de um técnico bem preparado, que execute o serviço de forma rápida e correta.

As orientações para abrir uma oficina técnica podem ser descritas em seis partes sucessivas:

1) A idéia

É aqui que começa a nascer a empresa, a oficina de assistência técnica.

Você começa a ponderar os prós e contras e decide assumir os riscos para tocar sua ideia avante. Saiba arriscar conscientemente. Esteja preparado para enfrentar desafios e ousar na execução de um novo empreendimento, escolher os melhores caminhos, baseando-se naquilo que você conhece. Jamais inicie um empreendimento sobre o qual você não conhece nada.

2) Escolha do local

A escolha do ponto é determinante para o seu sucesso, e a especialização no ramo ajuda a tornar o negócio altamente competitivo. O faturamento mensal varia muito de região para região e também de acordo com o porte da oficina.

À medida que o negócio for crescendo, você poderá entrar em contato com as fábricas e indústrias para solicitar seu aval para operar como oficina autorizada. Esta marca que lhe concede ser uma autorizada será como uma bandeira, que o identificará como uma assistência confiável e respeitável.

3) Formalização jurídica

Após a ideia e a escolha de um bom local, vem a formalização jurídica da empresa. A sua oficina deve estar legalizada para que você possa trabalhar tranquilo, inclusive com a perspectiva de tornar-se uma autorizada de alguma fábrica futuramente.

4) Fluxo de caixa

Uma vez formalizada juridicamente a empresa, é necessário passar para a terceira parte, o fluxo de caixa.

É necessário fazer um estudo para traçar um quadro objetivo:

  • cálculo do investimento;
  • cálculo dos salários e encargos dos funcionários;
  • estimativa das rendas e dos custos gerais;
  • apuração dos resultados;
  • projeção do fluxo de caixa e do capital de giro;
  • cálculo dos preços de serviços.

5) Contratações

De início, talvez você mesmo faça todos os serviços técnicos. Mas, à medida que a oficina for crescendo, será necessário contratar pessoas competentes para lhe assessorar.

Ao fazer as contratações, consulte seu contador sobre os encargos trabalhistas e sobre a legislação do trabalho. Ser um empregador é uma coisa muito séria e você precisa estar preparado e consciente.

6) Organização da oficina

É necessário que o principiante se acostume desde o início a ter a ideia de ser ordeiro, organizado, visando obter uma condição de vida mais aceitável entre os próprios elementos integrantes da classe.

Assim sendo, a oficina deve ter uma boa aparência e uma boa organização, a fim de proporcionar um ambiente agradável aos clientes e aos próprios elementos que trabalharem nela.

81 comentários para “COMO ABRIR SUA PRÓPRIA OFICINA”

  1. avatar gilrocha disse:

    Parabens a todos do IPR por mais uma vez sairem na frente e sempre inovando. Gostaria de fazer o curso de eletronica com voces mas tenho uma duvida, de quantas paginas e composto cada fascilculo do curso de Radiotecnico e Eletronica, e qual a carga horaria do curso.
    Agradeço antecipadamente pela atençao de todos.
    Gil

  2. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Amigo Gil,

    Queremos manifestar nossa satisfação pelo fato de podermos manter contato com você. Ficamos muito contentes com a sua participação. Tenha certeza de que nosso trabalho visa sempre bem atender nossos alunos.

    O curso de Radiotécnico e eletrônica é composto por:

    • 19 Fascículos de Estudo (média de 50 páginas cada)
    • 1 Fascículo de Matemática (importante para quem necessita recordar algumas operações)
    • 1 Identificador de valor de Resistores
    • 1 CD-ROM CEED
    • Supermanual de Eletrônica
    • Ferramentas (Ferro de Solda, Chave de Fenda , Chave Philips e solda preparada)
    • Bancada de Teste Multifuncional com 7 kits:
    • Amplificador de áudio, com saída ajustável;
    • Teste Injetor de Sinais;
    • Teste de Continuidade;
    • Teste Pesquisador de Sinais;
    • Teste de Semicondutores (diodos e transistores);
    • Teste de Controle Remoto;
    • Circuito de segurança contra curto-circuito;

    Referente à carga horária o Curso de Radiotécnico e Eletrônica, esse possui 360 horas-aula.

    Aqui você conquistará amigos! E amigos têm um vínculo muito forte. Conte sempre com o IPR, em todos os momentos de sua vida. Esta escola sempre será a sua casa e nós, professores, queremos que faça parte da família IPR.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  3. avatar Gilcimar barbosa ferreira disse:

    Eu me sinto muito orgulhoso em fazer parte da minha escola,foi através dela q hoje eu tenho a minha profissão de radiotecnico.

  4. avatar Nivaldo Jorge de Oliveira disse:

    Vejo neste blog a oportunidade de expressar minha opinião e é o que vou fazer: O IPR está se mostrando ser não apenas a melhor escola de educação à distância, mas sim, de uma forma geral, a melhor escola profissionalizante do Brasil. Falo com conhecimento de causa, pois, há alguns meses, fiz meu pedido para fazer o curso de Auxiliar de Contabilidade; recebi até a terceira remessa. Infelizmente, por fatores financeiros e imprevistos, fiquei impossibilitado de realizar o pagamento da quarta e última parcela, não podendo finalizar o curso. Mas, assim que minha situação melhorar, retomarei o curso de Auxiliar de Contabilidade e farei outros cursos oferecidos pelo IPR, conforme a possibilidade, e diga-se de passagem, estou ansioso para voltar, e, depois de concluir o curso de contabilidade, quero fazer o de Eletrônica. Continuem assim, equipe do IPR, pessoas sérias, trabalhadoras e comprometidas com o que fazem. Na minha cidade, há muitas escolas técnicas e profissionalizantes presenciais, mas deixam a desejar na qualidade do ensino e no compromisso de ensinar.

  5. avatar Nestor Nepchy disse:

    AO IPR! OI A TODOS! PRECISO DE VOCES URGENTE PARA SABER SE O “”OSCILOSCOPIO PARA PCs”"!….??? ELES FUNCIONAM DE VERDADE???…NO (www.mercadolivre.com.br)TEM UM MONTAO DELES!>PORQUE EU ESTOU PRECISANDO COMPRAR UM DESSES URGENTE! Se voce comprou um desses! Me diga de suas esperiencias. (FICAREI MUITO AGRADECIDO!) UM ABRACAO A TODOS >Meu e-mail: (nepchynestor@yahoo.com).

  6. avatar ARNALDO ADRIANO MOHEM disse:

    OI EU SOU ARNALDO E HOJE TRABALHO COMO TÉCNICO EM ELETRONICA
    GRAÇAS A UM CURSO QUE FIZ NO IPR.
    GOSTARIA DE DIZER TAMBÉM QUE O SISTEMA DE ENSINO DE VOCÊS É
    ÓTIMO!!!.
    UM ABRAÇO A TODOS.

  7. avatar charles disse:

    como vcs madam o cd e ñ mandam o serial???????????????
    mas o sitema é muito bom

  8. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Charles,

    Em muitos casos a leitura de um manual, nem sempre parece ser o menor caminho para a instalação de um equipamento eletrônico. No entanto, a ansiedade de chegar ao objetivo final acaba saindo caro ou demorando tempo superior ao estimado pelo fabricante para sua instalação. Por isso o manual deve ser considerado parte integrante do equipamento.

    É importante prestar atenção nas recomendações de segurança a fim de prevenir ocorrências de acidentes nocivos quer para as pessoas, quer para o próprio equipamento. Além disso, é possível encontrar informações úteis que facilitarão a manutenção do equipamento.

    Por isso, é importante ler atentamente o manual para compreender o seu conteúdo antes de instalá-lo e colocá-lo em funcionamento.

    O mesmo acontece com nossos kits de eletrônica ou no programa para o computador, cujo serial mencionado em sua postagem, encontra-se na página 2. do manual CEDD, enviado junto com o CD-Rom.

    Um forte abraço!!!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  9. avatar alexandre militão disse:

    boa noite,
    eu queria saber se com o curso de eletronica do ipr eu posso abrir uma assistencia técnica autorizada PHILIPS por exemplo, desde ja agradeço.

  10. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Alexandre Militão,

    Com a conclusão do seu Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR, e a obtenção do seu certificado, você estará para solicitar autorização para abrir uma assistência técnica autorizada. A obtenção dessa autorização, entretanto, fica a critério da empresa para a qual essa foi solicitada.

    Felicidades!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  11. avatar LEANDRO CARVALHO DA SILVA disse:

    Eu fiz o curso de radiotecnico, em 2000 pelo instituto padre reus e hoje graças a Deus eu tenho minha propria eletronica, situada no centro da cidade de guanambi bahia, ja estou formnalizando para que eu possa trabalhar com algumas autorizadas.
    Agradeço tudo ao instituto padre reus pelo insentivo, pelo o curso e pelo esforço

  12. avatar araujo disse:

    eu trabalho como eletricista eu gotaria de fazer este cuso o que vc me diria mas eu tenho o oitavo ano sera que eu poderia fazer este curso

  13. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Araujo,

    O Curso de Rádiotécnico, para quem trabalha em áreas afins, é muito importante. O campo de trabalho de eletrônica é amplo, abrangendo desde a manutenção de equipamentos eletrônicos até aparelhos industriais nas áreas de eletromecânicas e aparelhos eletrodomésticos.

    Atualmente a eletrônica também avança em direção à mecânica com sistema inteligente de freio e suspensão e alimentação de combustível.

    O Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR tem como objetivo construir uma base sólida para que o aluno possa desenvolver seu aprendizado, preparando-o para que tenha sucesso em futuras atividades no campo de manutenção e, assim, alcançar o sucesso profissional.

    Portanto, analisando aspectos de elétrica e eletrônica, o profissional que estiver mais bem qualificado nessas áreas conseguirá ingressar no mercado de trabalho mais facilmente, pois as grandes empresas buscam profissionais com melhor qualificação.

    Quanto ao grau de escolaridade para a realização do curso, como se trata de curso profissionalizante, não é exigido pré-requisito.

    Um forte abraço!!!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  14. avatar thiago rodrigues disse:

    o mercado eletrônico se modernizou, principalmente as tvs (crt pata lcd).
    o curso do ipr acompanhou essa modernização?
    aborda reparos em tvs lcd?

  15. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Thiago,

    Sabemos que dia após dia a eletrônica vem evoluindo muito e o profissional que não estiver bem preparado para esse mercado de trabalho, ficará para “trás”.

    No momento o conteúdo programático do Curso de Radiotécnico e Eletrônica prevê como diagnosticar e reparar televisores de TRC. Entretanto, embora o curso ainda não contemple o tema sobre televisores LCD, o princípio de funcionamento continua o mesmo e, portanto, nossos professores poderão esclarecer suas dúvidas durante o curso.

    O que muda nesses aparelhos é PCI de controle ou como muitos chamam “PCI principal”. Ela é responsável por ajustar a imagem na tela, o que antes era feito analogicamente através de transistores e resistores, agora quem faz é um circuito integrado, o processador.

    Esse processador ajusta automaticamente a distribuição da imagem na tela bem como o ganho de screem e foco, possui ajustes até para controlar aqueles famosos “chuvisqueiros” que aparecem na tela.

    Esses televisores envolvem muitas técnicas digitais, onde os circuitos integrados possuem um sinal de data e clock para se comunicarem. Assim se um sinal desses estiver errado ou alterado podem acontecer inúmeros defeitos de controle de imagem e até acionar a proteção do aparelho para que não acabe danificando outros circuitos.

    Por isso é bom estar atento a essas novidades, pesquisar sobre o assunto, participar de fóruns, tirar dúvidas, pois com certeza esses aparelhos vieram para ficar e como dito anteriormente é preciso estar bem preparado.

    Um forte abraço!!!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  16. avatar Adriano Soares Almeida disse:

    Olá, eu tambem quero parabenizar o IPR pelo incentivo aos alunos, sempre capacitando e tornando as pessoas profissionais. Eu particulamente fui aluno do IPR. E pretendo continuar sempre. Hoje ja sou capacitado em tecnico de eletronica e ja tenho meu proprio negocio e dando cada vez mais certo. Nao tenho duvida do que eu aprendi foi tao facil que ate hoje me surpreendo pelos servicos que aparece. Entao agradeço de coracao todos do IPR pelo incentivo. E tbem convido a voce que lê esse depoimento. Tente sei que voce tambem e capaz. Basta ter paciencia e muito esforco pronto para o sucesso. do seu amigo: Adriano Almeida.

  17. avatar Alexandre Afonso disse:

    Os meus comentario e seguinte, porque eu pressiso de uma escola tecnica em bolama para poder ajudar os que querem a prender amecanica para ser um bom mecanico em Guine-Bissau, tambem gostaria de agradecer a voça informaçao.

  18. avatar Alexandre Afonso disse:

    Por favor eu pressiso de uma escola tecnica em Bolama.

  19. avatar Hóstio de Farias Neves disse:

    Tenho o Manual CEDD e acho ótimo trabalho com Eletrica + ja Trabalhei com eletrônica , só que em uma cidade muito pequena com – de 5.000 habitantes como ganhava só para minha manuteção sai de lá para uma cidade maior +achei uma concerrência ,muito Grande com Assistências Técnicas autorizadas deixei a Eletrônica por não ter Dinheiro para para montar oficina a autura hoje trabalho como Eletricista Instalador e de Manutenção + adoro Eletrônica ,minha esposa disse que sou doente por eletrônica , talvez seja verdade , o tenhoa a dizer é que os CDrom do IPR são òtimos sem Dúvida…

  20. avatar cristiano disse:

    Ola a todos! estou muito satisfeito com o material, é de facil entendimento e repleto de informações muito uteis…. conclui o curso a mais ou menos uns quatro meses, mas continuo lendo e estudando o material porque acho que o saber/aprender é ilimitado e muito importante na vida de qualquer pessoa…
    obrigado a todos que se empenharam para elaborar o material e agora mãos a obra, ja to executando pequenos reparos, por enquanto….
    abraço…

  21. avatar weberjan santos alves disse:

    Olá pessoal parabens pelo trabalho , o conteudo dos faciculos são de muita qualidade ja faz algum tempo q iniciei o meu curso de radiotecnico , mas estou dando proceguimento pretendo concluir logo manterei contato sempre q possivel um abraço a todos e parabens pelo trabalho muito bem desmpenhado por voces ate a proxima .

  22. avatar joao disse:

    tenho o cd-rom cedd mas nao consigo instalar porque nao tenho a senha. legal né… como eu faço?

  23. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá João,

    Certamente, junto com o CD-ROM CEDD (Coletânea de Esquemas, Defeitos e Diagnósticos) você recebeu o seu manual, que tem o objetivo de orientá-lo durante o processo de instalação do CD-ROM. Na página 2 desse manual, está a senha que você deve digitar no campo em branco. Essa senha deverá ser digitada toda em “maiúscula” e com os traços, sem espaço.

    Lembre-se que em qualquer procedimento, seja de instalação de um equipamento ou resolução de um defeito, a leitura do manual de instalação ou caderno de serviço é fundamental para o sucesso.

    Um abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  24. avatar geraldo disse:

    parabens eu tambem faço parte desta escola e nesta escola dei inicio a minha profissao pois quanto estiver apto vou abrir minha oficina parabens pradre reus

  25. avatar João Batista Souza da Silva disse:

    Olá!
    Lendo os comentários e as matérias do blog, fico cada vez mais agradecido ao IPR pelo excelente material. Estou fazendo o curso de Rádiotécnico e até o presente momento estou muito feliz com o que estou aprendendo. Visto que o blog contém comentários de alunos que progrediram devido ao curso, fiquei mais animado do que já estava.
    Parabéns IPR! Estou feliz de fazer parte de uma instituição que valoriza seus alunos e que tem dado dignidade a muitos trabalhadores.
    Parabéns IPR!!!

  26. avatar Douglas disse:

    Fiz 3 cursos do ipr de radiotecnico, tv avançada e parabólica, os 3 são ótimos, se a pessoa é interessada ela aprende tudo até coisas que não tem no curso ela aprende depois na pratica, muito bom esse curso hoje trabalho na minha eletrônica.

  27. avatar éderson disse:

    eu perdi o cd-rom tem como eu conseguir?as apostilas já comprei e os outros materiais tbm.desde já agradeço obrigado.

  28. avatar éderson disse:

    como faço para fazer o curso do padre réus?o material que tenho é do meu pai,só que só li queria o curso com explicaçoes

  29. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Éderson,

    Para receber o material completo e atualizado do Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR, você deve efetuar uma nova matrícula, agora no seu nome. Assim, além de receber o material didático do curso, você poderá tirar suas dúvidas com a equipe de Professores do IPR.

    Você pode efetivar a sua matrícula no nosso site http://www.ipr.com.br ou ligando para a nossa central de atendimento pelo fone 0xx51 3711-4000.

    Um abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  30. avatar kleyton sobral disse:

    estou fazendo o curso e to gostando muito mas tenho muitas duvidas oq devo fazer. obrigado

  31. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Kleyton,

    O Instituto Padre Reus, com mais de 37 anos de história na área do ensino a distância, vem trabalhando nesse mundo encantado da eletroeletrônica com uma equipe preparada e motivada para ajudá-lo em sua jornada, orientando-o nas dúvidas que possam surgir no decorrer do desenvolvimento do seu curso. Nosso objetivo é despertar a sua criatividade, transmitir-lhe segurança e capacitá-lo para enfrentar os desafios.

    Sempre que houver dúvidas em algum módulo ou tópico do curso, remeta-nos sua consulta pelo e-mail: deptecnico@ipr.com.br, ou por carta. Dê-nos a oportunidade de participar deste momento, pois juntos construiremos o profissional do futuro!!!

    Um abraço e conte sempre com o Instituto Padre Reus.

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  32. avatar david disse:

    eu fiz o cadastro para fazer o curso , vou fazer em nove vezes e gostaria de saber como serão mandado as remessas do estudo , e quando chegará a bancada de testes? Desde já agradeço.

  33. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado David,

    Ficamos todos muito felizes com a sua matrícula.

    Com relação às remessas dos materiais do seu curso, essas serão enviadas sempre através dos Correios.

    A sua Bancada de Testes será enviada na quinta remessa do seu curso.

    Um grande abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  34. avatar everton freitas disse:

    perdi meu manual ceed, como posso conseguir a senha?

  35. avatar ananias h da silva disse:

    O IPR É MUITO BOM MESMO FIZ O CURSO E HOJE TENHO MINHA OFICINA,E NÃO PODEMOS PARA DE NOS ATUALIZAR TEM QUE BUSCA MAIS A CADA DIA UM ABRAÇO A TODOS DO IPR.

  36. avatar Manoel Cícero de Araújo disse:

    Caros amigo e companheiro eu tambem fiz este curso e gostei muito pois hoje eu também ainda continuo fazendo outros cursos aqui d IPR.Abraços a toda aquipe e amigos.AT:Manoel (www.mcaeletronica.com.br)

  37. avatar Prof. Josiel disse:

    Olá pessoal do Padre Reus!
    Gostaria de saber se o Certificado de Radiotécnico e Tv que consegui num curso que fiz com vocês, me dará autenticidade e créditos suficientes para que eu possa pensar com segurança, em montar uma eletrônica autorizada, futuramente.

    Certo de ser atendido, deixo meus sinceros agradecimentos.

  38. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Josiel,

    O Curso de Radiotécnico e Eletrônica do Instituto Padre Reus lhe proporcionou o conhecimento teórico e técnicas de diagnósticos que são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um bom trabalho de manutenção de aparelhos eletrônicos.

    Muitas vezes, por falta de experiência ou conhecimento específico de um determinado equipamento, nos deparamos com defeitos que parecem sem solução. Tal fato é muito comum, e acontece até mesmo com técnicos que já estão na profissão há mais tempo. Entretanto, jamais devemos pensar que não vamos conseguir solucionar o defeito, pois as dificuldades devem ser consideradas apenas como obstáculos a serem ultrapassados.

    O conhecimento prático certamente vem com o tempo e dedicação e para que isso aconteça é preciso trabalhar com os consertos mais simples como, por exemplo, os realizados em rádios portáteis, e com os reparos mais difíceis em aparelhos de som, televisores e outros. A experiência é algo que o técnico adquire através de um processo contínuo de análise e pesquisa, descobrindo atalhos, procedimentos e soluções para resolver os defeitos apresentados.

    Para quem abre uma oficina eletrônica costumamos dizer que nos consertos “tempo é dinheiro”. Portanto, é preciso estar sempre se atualizando e conhecendo os defeitos mais frequentes, pois na maioria dos casos, esses são comuns a outros aparelhos. Um exemplo disso é o circuito horizontal dos televisores, pois se esse circuito não estiver oscilando, o televisor não irá ligar. Nesse caso, o LED de stand by acende, mas como o circuito horizontal não está oscilando, o fly back não irá gerar as tensões de referência para fonte, sem essas tensões a fonte não “arranca”. Tal linha de raciocínio vale pra todos os televisores, mudando talvez a maneira de como conseguir a tensão elevada.

    Outro evento não menos importante que a manutenção é a parte administrativa e a organização da empresa. É preciso dedicação máxima. Para ser um “posto autorizado” é necessário ter uma oficina eletrônica formada, pois certamente os representantes das fábricas verificarão estes itens.

    A vantagem de ter um posto autorizado é que ele “chama” cliente para o estabelecimento, além de que para os novos produtos que surgirem no mercado, os fabricantes disponibilizam treinamento para os autorizados, a fim de que os técnicos tenham conhecimento do aparelho, bem como dos possíveis problemas que esses poderão vir a apresentar.

    Portanto, montar seu próprio negócio é possível, e nessa área que você escolheu, pode lhe trazer muita rentabilidade.

    Um grande abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  39. avatar mauro disse:

    olá boa tarde!

    Eu gostaria de começar a fazer o curso de eletrônica, mais não experiencia, nunca mexi, mais sempre tive vontade de aprender, o que devo fazer para começar e deposis abrir meu proprio negocio?

  40. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Mauro,

    Ficamos muito contentes com o seu entusiasmo e interesse pela eletrônica e será um prazer tê-lo como nosso aluno no Curso de Radiotécnico e Eletrônica do Instituto Padre Reus.

    Não há necessidade de experiência para realizar o nosso curso, pois, com o nosso material você irá aprender tudo o que precisa, na teoria e na prática, para ser um profissional qualificado nessa área de grande valorização no mercado de trabalho atual. Além disso, você terá a sua disposição toda a nossa equipe de técnicos e professores que estão prontos para responder a todas as dúvidas que podem surgir no decorrer do seu curso.

    Para efetivar sua matrícula, você pode acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711-4000 e falar com a Profa. Regina, ou entrar em contato com a Profa. Débora pelo e-mail central@preus.com.br .

    Um grande abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  41. avatar leones disse:

    ola?meu nome eleonidas queria saber como fazer curso por correio

    eu, mecho com tvs, aparelhos eletronicos a muito tempo e nao tenho certificado entao ouvi falar dos cursos padre reus e queria fazer o curso de 360 horas por correio como fazer.

  42. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Eleonidas,

    Ficamos muito felizes com o seu entusiasmo e interesse pela eletrônica e será um prazer ter você como nosso aluno no Curso de Radiotécnico e Eletrônica do Instituto Padre Reus.

    Para efetivar sua matrícula, você pode acessar o nosso site http://www.ipr.com.br , ligar para nossa central de atendimento pelo telefone 0xx51 3711-4000 e falar com a Profa. Regina, ou entrar em contato com a Profa. Débora pelo e-mail central@preus.com.br .

    Um grande abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  43. avatar willian disse:

    me ajudou bastante, muito obrigada.

  44. avatar jose disse:

    como fasso praser um representante philips

  45. avatar joaomaria nunes de souza disse:

    eu terminei o curso mais ainda nao abri minha oficina pois tenho uma tev pa aruma mais ela pisca a lus e nao fonciona eu nao concigo arumar ela

  46. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá João,

    Os televisores evoluíram com o passar dos anos, pois antigamente quando não havia proteção para os circuitos, queimavam vários componentes até que o fusível se rompesse.

    Hoje em dia, a acessibilidade aos microprocessadores e microcontroladores e a simplicidade de se trabalhar com os mesmos, deixaram os circuitos muito mais seguros e com a possibilidade de danificar menos componentes, em função das proteções nos circuitos.

    Nos televisores de tubo, o circuito, ao ser alimentado pela energia elétrica, gera algumas tensões, principalmente a de 5V, que alimenta o micro. Esse componente, ao ser alimentado, também libera uma tensão de aproximadamente 5V, que chamamos de stand by. Podemos interpretar isso, pelo simples fato de o LED acender.

    Quando damos um Power on, ou seja, quando ligamos o televisor literalmente, as demais tensões são geradas, mas nesse mesmo instante, o micro faz uma análise da tensão e da corrente nos circuitos, e se um desses apresentar valores fora do padrão, o televisor retorna ao stand by e o LED pisca.

    Essas piscadas do LED representam em que estágio do circuito está o defeito. Normalmente esse código de piscadas se encontra no manual do aparelho, no entanto, se você não possui o manual, é possível encontrar essas informações na internet.

    Vale lembrar que as tensões mencionadas acima, não são as mesmas para todos os televisores, pois dependendo do aparelho e da marca, essas tensões podem ser maiores, porém reguladas para que cheguem ao valor de funcionamento do microprocessador.

    Um grande abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  47. avatar Alessandro disse:

    olá ipr fiz o curso de eletrônica fiquei muito satisfeito muito obrigado

  48. avatar Alessandro disse:

    Ah agora minha esposa vai fazer o curso de padeiro e conf.. eu aproveitei pra participar da promoção da moto,tomará que eu ganhe
    Hehehe
    Tapes/rs

  49. avatar jose luis quadros silveira disse:

    senha para instalar o cd ceed perdi a senha por favor me ajudem fiz o curso em 2009 tive que formatar meu cpu e perdi a senha do cd ceed

  50. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Jose,

    Estamos enviando a senha, através dos Correios, para o seu endereço.

    Abraço,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  51. avatar oziel almeida barbosa disse:

    Olá, fiz à inscrição dia 1° de abril e fiz em 4 parcelas, sendo que já efetuei o pag. da 1ª hoje 03/04/2013.
    Estou muito ansioso para começar logo, tenho muita vontade de aprender.
    Tenho um pouco de conhecimento em eletrônica, acredito que vai ser mais um que vou conseguir.
    Se eu tiver alguma dúvida estarei em contato sempre que nescessário.

    Atenciosamente:
    Oziel Almeida Barbosa

  52. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Oziel,

    Ficamos muito contentes com a sua matrícula no Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR.

    Lembre-se que toda a equipe do Instituto Padre Reus está à sua disposição para sanar qualquer dúvida que você tiver ao longo do seu curso.

    Um grande abraço,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  53. avatar benedito disse:

    não chegou nenhum, seria acompanhado o cd. Vcs podem me ajudar com será até me enviarem?

  54. avatar anderson ribeiro da silva disse:

    ja fiz o curso de radiotecnico pelo ipr e muito bom equipe do ipr seja sempre competente com seus alunos obriga ipr ja tenho minha propria oficina eletronica obrigado equipe do ipr abraço para todos

  55. avatar Carlos Roberto Pereira disse:

    Prezados Senhores eu gostaria de receber os folds com os preços do curso de eletrönica, rádio e televisao. Sei que esta conceituada empresa é a melhor, ou uma das melhores do Brasil, uma empresa de renome. Obrigado pela atençáo dispençada.

  56. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Carlos,

    Obrigado pelo seu contato e por suas palavras.

    Enviamos uma mensagem para o seu e-mail, solicitando o seu endereço para podermos lhe enviar o nosso Guia de Profissões, que possui as informações sobre o Curso de Radiotécnico e Eletrônica.

    Se você preferir, pode conferir essas informações também no nosso site http://www.ipr.com.br.

    Um grande abraço,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  57. avatar Flavio Caiado disse:

    Por favor gostaria de obter informações para tentar fazer o curso eletrônica : Preço do curso se pode ser boleto e ser parcelado com a parcela paga antes do envio do ensino , Lista de material necessário , se o curso fornece apostila , se da para ser online as provas também e se fornece certificado ? valeu obrigado , Jeová Único Deus abençoe a todos : Amem Tchau .

  58. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Flavio,

    Obrigado pelo seu contato.

    Ficamos muito felizes com a sua motivação para realizar o Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR.

    Atualmente, existem várias opções de parcelamento das mensalidades do curso. Dentre essas opções podemos destacar as seguintes: 9xR$34,90 no boleto bancário e 6xR$39,97 no cartão de crédito.

    O material didático do curso é composto por apostilas ilustradas e também por material para a montagem de 7 kits eletrônicos na Bancada de Testes Multifuncional. Dessa forma, o curso aborda tanto as questões teóricas quanto as questões práticas no processo de construção do conhecimento.

    O Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR é realizado a distância, sendo que os materiais do curso são enviados através dos Correios.

    Ao concluir o curso, se for aprovado nas avaliações, o aluno recebe em casa o seu certificado de conclusão do IPR.

    Você pode se matricular no Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR através do nosso site http://www.ipr.com.br, ligando para nossa central de atendimento pelo fone 0xx51 3711-4000 ou enviando um e-mail para central@ipr.com.br.

    Ficaremos muito contentes e recebe-lo como nosso aluno.

    Um grande abraço,

    Equipe IPR

  59. avatar anderson disse:

    queria saber si vcs tem um curso de tv lcd e led to precisando

  60. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Anderson,

    Ainda são poucas as informações encontradas sobre televisores LCD e LED, o que acaba dificultando a manutenção destes novos tipos de aparelhos.

    No momento, estamos no processo de elaboração de material didático sobre esse assunto. Fique atento ao nosso site que, em breve, teremos novidades.

    Para ajuda-lo em sua pesquisa podemos dizer que toda essa tecnologia principia no sinal de vídeo enviado pela estação transmissora.

    A diferença entre a TV analógica e a digital é que na transmissão analógica, são utilizadas ondas eletromagnéticas contínuas. Já na transmissão digital é utilizada uma corrente de bits, em código binário, formado de zeros (0) e uns (1), ou seja, a mesma linguagem digital dos computadores.

    O sinal digital pode ser recebido por meio de um cabo externo, que pode ser VGA, HDMI, AVI, DVI ou qualquer outro dispositivo, geralmente um conversor, que permita a transmissão de dados de um meio, para a TV.

    O cabo utilizado faz diferença, pois, neste tipo de transmissão, são levados em consideração fatores como velocidade de transmissão e quantidade de dados. Quanto melhor for o cabo, maior será o número de informações transmitidas por segundo, fazendo com que o processo ocorra mais rápido, possibilitando o envio e recebimento de imagens de maior qualidade.

    Na decodificação, o sinal de vídeo que acabou de chegar pelo cabo é passado a uma placa decodificadora, uma espécie de placa de vídeo, responsável por “decodificar” os sinais de vídeo recebidos, interpretá-los e enviá-los para a tela em forma de pontos coloridos conhecidos como pixels, que serão os responsáveis por compor um quadro de imagem.

    A qualidade da placa de vídeo pode ser avaliada de acordo com a velocidade de decodificação dos dados e a qualidade final apresentada, onde tempo de resposta e possibilidades de contraste e brilho são os melhores indicadores de desempenho.

    É importante ressaltar que elementos como contraste e brilho sofrem influência também da maneira como os pixels são formados na tela, diferindo nas telas de LCD e Plasma. Ou seja, os sinais enviados por uma placa para uma tela de LCD e Plasma, ainda que sejam iguais, podem apresentar resultados diferentes.

    Um grande abraço,

    Equipe IPR

  61. avatar jose francisco da silva disse:

    Bom dia a todos meu nome é jose francisco e moro na capital de teresina no piaui e sempre almejo em fazer um curso de eletronica/técnico para que possa fazer consertos de tv, radio e sons em geral, e nao vejo essa oportunidade por aqui, os que aqui oferece como grandes nomes , mais so ensina a teoria e pouquissimo mesmo pratica, e ai quem é leigo nao aprende de fato, portanto gostaria de saber onde posso fazer um curso aqui em teresina no piaui para que posso abri minha oficina

  62. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Jose,

    Ficamos muito contentes com o seu interesse em se aperfeiçoar na área da eletrônica.

    O Curso de Radiotécnico e Eletrônica do Instituto Padre Reus é realizado totalmente a distância. Portanto, você pode estudar conosco normalmente, pois, ao efetivar sua matrícula, enviamos o material didático para o seu endereço para que você estude quando e onde quiser. Além disso, você conta com o apoio de toda equipe IPR, que estará pronta para receber seu contato por carta ou e-mail e para auxilia-lo em qualquer dúvida que surja no decorrer do seu curso.

    Além do material de estudos teóricos, fazendo o Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR, você recebe materiais para montar a sua Bancada de Testes Multifuncional e aplicar, na prática, os seus conhecimentos.

    Para se matricular ou para saber mais informações sobre o Curso de Radiotécnico e Eletrônica do IPR, você pode acessar http://www.ipr.com.br, ligar para nossa central de atendimento pelo fone 0xx51 3711-4000 e falar com a Profa. Regina ou enviar um e-mail para central@ipr.com.br e conversar com a Profa. Débora.

    Ficaremos muito felizes em participar da construção do seu sucesso profissional.

    Um grande abraço,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  63. avatar Edson Pedro Xavier disse:

    Olá, tudo bem?
    Estou me preparando para ingressar no curso superior de Telecomunicações numa faculdade reconhecida. O que me levou a escrever este comentário foi a minha paixão pelo conhecimento da ELETRÔNICA, pois também quero fazer o curso do IPR. Uma pergunta que considero relevante é: “Os fabricantes de aparelhos eletrônicos são obrigados a fornecer esquemas técnicos de reparo de seus produtos ao público?”

    Certo de merecer sua atenção, Edson Pedro

  64. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Edson,

    Ficaremos felizes em ter você em nossa Instituição de Ensino para desenvolver o seu aprendizado. Na qualidade de Professor do Curso de Radiotécnico e Eletrônica, terei a grata satisfação e a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento da sua formação profissional. Eu e os demais professores, do Departamento Técnico Pedagógico do Instituto Padre Reus, sempre estaremos ao seu lado.

    Com relação à sua dúvida, os fabricantes de aparelhos eletrônicos não são obrigados a fornecer esquemas elétricos para o público em geral. Somente as assistências técnicas autorizadas possuem esses benefícios. Isso porque, esses estabelecimentos têm autorização dos fabricantes para a manutenção dos aparelhos ainda em garantia. Por esse motivo, estes possuem uma variedade de esquemas elétricos, bem como peças de reposição.

    Outro fator a ser considerado, caso sua intenção seja de trabalhar como profissional na área da eletrônica, é que, na medida do possível, procure ser autorizado de várias marcas de aparelhos eletrônicos. As vantagens de ser um posto autorizado são os benefícios já citados anteriormente e você ainda terá cursos de reparação, suporte técnico constante, material promocional grátis, divulgação do endereço no catálogo das indústrias, formulários padronizados, assessoria jurídica e técnica por parte dos inspetores técnicos. Entretanto, para isso, os fabricantes exigem que as assistências técnicas estejam aptas para atender aos clientes com um determinado padrão de qualidade. Por isso, é necessário observar os seguintes requisitos:

    Ter toda a documentação jurídica da empresa em dia;
    Ter um bom relacionamento e um bom conceito junto aos lojistas e clientes da região;
    Contar com bancadas e instrumentos bem organizados;
    Possuir um local adequado para a recepção dos clientes, para armazenar os aparelhos e para o estoque de componentes;
    Participar de atualizações técnicas e treinamentos ministrados pelo fabricante;
    Utilizar nos serviços realizados somente peças originais de fábrica;
    Ter uma boa formação técnica;
    Participar de testes teóricos e práticos.

    Boa Sorte!

    Conte sempre com o Instituto Padre Reus.

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  65. avatar SEBASTIAO ASSIS disse:

    PRECISO DA SENHA DO CD -ROM CEDD . QUEM PUDER AJUDAR

  66. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Sebastião,

    A senha do CD-ROM contendo o programa Coletânea de Esquemas, Defeitos e Diagnósticos, encontra-se na página 2 do manual de instalação. É importante que a senha seja digitada com letras maiúsculas e não tenha espaço entre os caracteres (letras, números e traços).

    Conte sempre com o Instituto Padre Reus.

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  67. avatar Elias Nunes de Fraga disse:

    Olá! Perdi o livreto com a senha do cd com a coletânea de esquemas, defeitos e diagnósticos. Poderiam enviar para meu endereço ou pelo e-mail? Grato!

  68. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Elias,

    Respondendo ao seu post, encaminhamos a senha do CEDD para o endereço eletrônico do seu e-mail cadastrado em nossos sistemas.

    Abraços!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  69. avatar janfre bautt disse:

    meu tio fez o curso de tecnico em eletronica o dr-rom que contem esquemas defeitos e dignosticos não é compativel com windoows 8 pois ja faz algum tempo que ele fez o curso e só agora conseguimos comprar um computador voces poderiam ajudar ele por favor pois ele precisa muito desse material por favor entre em contato conosco e nos informe quanto custa o cd-rom compativel com windows 8
    abraços espero contato

  70. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Janfre,

    O CD ROM CEDD é compatível com o Windows 8, no entanto, detectamos uma pequena incompatibilidade ao abrir os arquivos no Acrobat Reader.

    Nesse caso, você necessita desinstalar o CEDD e reinstalar novamente, mas, quando for solicitado para instalar o Acrobat Reader, não o instale, instale apenas o CEDD.

    Para que seja possível abrir os esquemas elétricos é necessário que você baixe o Acrobat Reader mais recente, no caso, a versão “10.1”. Segue o link para download: http://get.adobe.com/br/reader/.

    Ao acessar o link, você irá ver três “quadros”, um deles está escrito: “Oferta Opcional”, desmarque essa opção, pois esse programa não é necessário. Depois de desmarcar a caixa de dialogo siga os passos para a instalação, clicando em “Instalar Agora”, que aparece em amarelo.

    Fazendo esse procedimento, o CEDD deve abrir os esquemas elétricos normalmente.

    Outro detalhe importante é que, o antivírus pode bloquear o instalador do programa, por ser um arquivo de extensão “EXE”, sendo assim, se o antivírus estiver de fato bloqueando o instalador, você terá que desabilitar o mesmo antes de instalar o CEDD. Depois de instalar o programa você deve ativar novamente o antivírus.

    É bom lembrar que dependendo da configuração do computador poderá demorar um pouco para carregar o programa.

    Caso ainda tenha dúvidas na instalação do CEED, entre contato pelo nosso e-mail deptecnico@preus.com.br.

    Abraços!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  71. avatar severiano maximo disse:

    ola boa tarde eu tenho o cedd mas não tenho mas senha vocês poderiam da a senha pra eu istala no pc

  72. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Severiano,

    A senha para a instalação do programa Coletânea de Esquemas, Defeitos e Diagnósticos, encontra-se na página 2 do manual do referido CD-ROOM.

    Recomendamos que siga as orientações apresentadas no manual de instalação. Conforme sua solicitação, também estamos encaminhando a senha de instalação para o seu e-mail cadastrado em nosso sistema.

    Abraços!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  73. avatar francisco tiago gomes de oliveira disse:

    conssegui as apostilhas do ipr mas tenho dificuldades,então queria sua ajuda assistindo suas aulas.

  74. avatar MARCEL FILLIP DE MATTOS disse:

    BOA TARDE EU GOSTARIA DE OBTER A SENHA DO CD CEED POIS MINHA ESPOSA FEZ O FAVOR DE JOGAR O LIVRETO FORA PRESCISO URGENTEMENTE CONCLUIR MEUS ESTUDOS AGRADEÇO DE JA

    MARCEL FILLIP DE MATTOS

  75. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Francisco,

    Para auxiliar na didática aplicada, o Instituto Padre Reus mantém uma equipe de professores à disposição dos seus alunos, apoiando-os permanentemente, orientando-os para que aprendam a ter um procedimento racional e lógico na pesquisa de um defeito e respondendo suas dúvidas, encaminhadas ao Departamento de Consultas, através dos Correios ou pelo e-mail deptecnico@ipr.com.br.

    Lembramos que, em ambos os casos, é necessário que você informe o seu nome completo e o número de sua matrícula no curso, bem como o número do fascículo em que a referida dúvida foi gerada.

    Estamos torcendo pelo seu sucesso!
    Tenha certeza de que nosso trabalho sempre será o de bem atender-lhe.
    Felicidades!
    Boa Sorte!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  76. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Marcel,

    A senha do programa Coletânea de Esquemas, Defeitos e Diagnósticos (CEDD) está sendo encaminhada para seu e-mail cadastrado em nosso sistema.

    Abraços!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  77. avatar wesney disse:

    oi também preciso da senha do CEDD perdi a senha se puder me enviem por favor

  78. avatar Osmidlo Gonzaga disse:

    Olá, recebi a primeira remessa do material, mas não estou conseguindo fazer a instalação do CD-rom, pois consta como erro de instalação a leitura do material de origem. O que devo fazer? Obrigado.

  79. avatar Osmidlo Gonzaga disse:

    Enviei dias atrás um email para o IPR, mas ainda não obtive resposta, queria saber se tem como eu receber novamente esse CD na segunda remessa, a qual eu já efetuei o pagamento? Estou só esperando chegar. Sempre que tendo instalar aparece uma mensagem dizendo; Erro no arquivo de origem. Aguardo uma resposta o mais rápido possível, pois estou precisando do CD.

  80. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Wesney,

    Sua solicitação já foi encaminhada para o seu e-mail, cadastrado em nosso sistema.

    Lembramos que a senha do CD ROM CEDD também está no manual de instalação que acompanha o CD ROM, bem como as orientações, passo a passo, para a instalação e utilização do programa.

    Um grande abraço,

    Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

  81. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Osmildo,

    Conforme conversamos, estamos enviando para você, através dos Correios, um novo CD-ROM CEDD.

    Conte sempre com o Instituto Padre Reus.

    Um grande abraço,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico
    Instituto Padre Reus

AVISO: Todos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Instituto Padre Reus. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou que violem direitos de terceiros. O Instituto Padre Reus poderá excluir, sem aviso prévio, comentários postados que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário