ESQUEMA ELÉTRICO

Uma das formas mais eficientes de se interpretar o funcionamento de um circuito eletrônico é, sem dúvida, pela análise de tensão em alguns pontos estratégicos do circuito.

Para realizar grande parte dos serviços de manutenção, é essencial dispor do esquema elétrico do aparelho. Através dele, podemos obter inúmeras informações para executar um trabalho seguro e rápido e também o devido reparo.

Os esquemas elétricos podem parecer complexos no início, no entanto, no decorrer da sua jornada profissional, você verá que, na verdade, eles são muito simples, pois não passam de uma representação gráfica do circuito do aparelho, em que são empregados símbolos que representam os diversos componentes do conjunto.

Aprender a ler e interpretar esquemas elétricos permite diagnosticar muitos defeitos no próprio esquema e, algumas vezes, usando apenas um multímetro para realizar os testes e corrigir o defeito.

A forma mais eficaz de ler um esquema é analisar cada estágio, verificando como o sinal entra, o que acontece dentro do estágio e como ele sai. Lembre-se de que a saída de cada estágio é a entrada do estágio seguinte, portanto, a análise deve prosseguir através de todos os estágios, até se chegar à saída final.

Ao realizar a leitura dos esquemas elétricos, é muito importante saber localizar os diferentes estágios do aparelho no esquema e saber a função de cada um deles, ou seja, para que serve cada estágio.

Uma regra bastante eficaz que você pode adotar e que facilita a visualização dos circuitos é ressaltar com cores os principais sinais e tensões dos estágios.

Nota: Você pode pintar de vermelho a linha de +B principal do aparelho, e de cores derivadas do vermelho (violeta, laranja, rosa, etc.), as linhas de tensões mais baixas (tensões secundárias). Outras cores, então, podem frisar as linhas que carregam informações de apoio aos circuitos, como sinais de áudio, vídeo, sincronismo, etc.

A regra básica para localizar os diferentes estágios em um determinado aparelho é concentrar a atenção nos principais componentes de cada estágio.

Concluindo, podemos dizer que o esquema elétrico é um mapa completo do aparelho, e saber interpretá-lo torna-se essencial para uma rápida manutenção.

45 comentários para “ESQUEMA ELÉTRICO”

  1. avatar achei muito interessante! disse:

    trabalho com tradotas eletricas(corrente continua)e tenho uma dificuldade em interpretar esquemas eletricos.queria uma ajuda.

  2. avatar Diogo disse:

    Qual norma se segue para os esquemas elétricos industrial,eu digo a simbologia. Qual é a padrão,pois trabalho acompanhando esquemas elétricos de potencia e comando, e muitos componentes não batem com as simbologias feitas por engenheiros da empresa.
    post bem elaborado é assim que funciona

  3. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Amigo,

    Atualmente, todos os aparelhos eletro-eletrônicos possuem um esquema elétrico (ou como também é chamado, diagrama elétrico), o qual permite ao técnico ter uma visão geral de toda a parte elétrica do aparelho.

    Para sua interpretação é importante que o técnico conheça alguns conceitos antes de trabalhar com o esquema. Entre esses conceitos, pode ser citado o conhecimento dos principais componentes eletrônicos e o manuseio do multímetro, para assim, saber testá-los.

    Através da leitura visual do esquema elétrico, o técnico consegue interpretar o principio de funcionamento do aparelho e localizar pontos de teste, indicados pelo fabricante, para realizar medidas de tensões durante a análise e pesquisa do defeito.

    Podemos dizer que um dos pontos chaves de se trabalhar com o diagrama elétrico, é possuir as informações técnicas sobre o funcionamento do aparelho. Com tais informações, o técnico se instrui dos diferentes estágios que constituem o aparelho. Assim, quando o aparelho apresenta determinado problema, o técnico sabe por onde começar a análise do defeito e o processo de pesquisa, pois ele já sabe que o defeito em questão costuma ocorrer por avarias em determinado estágio.

    Localizado o estágio defeituoso, geralmente o técnico concentra sua atenção nos principais componentes desse estágio, até encontrar a peça avariada e, assim dar o diagnóstico do defeito apresentado.

    Por tudo isso, podemos dizer que o esquema elétrico é um mapa completo do aparelho e, conhecer os conceitos fundamentais dos componentes e do aparelho é essencial para uma rápida manutenção.

    Um abraço!
    Prof. Vinicius Fröhlich
    Departamento Técnico

  4. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Amigo Diogo,

    Quando vamos executar uma instalação elétrica, necessitamos de vários dados como: localização dos elementos, percursos de uma instalação, condutores, distribuição da carga, proteções…

    Os diagramas elétricos têm por função identificar qual equipamento está conectado com qual. Tem também por função, identificar a ordem de proteção da unidade, intertravamento dos equipamentos (para segurança do pessoal autorizado a trabalhar na unidade ou para segurança do próprio equipamento instalado), e a seqüência de operação dos equipamentos (procedimento), para um correto funcionamento da unidade (evitando danos na carga consumidora, como por exemplo, queima de equipamentos no final de linha em redes elétricas).

    Quando o desenho de esquemas elétricos é desenvolvido no Brasil, certamente ele deve estar conforme normas recomendadas pela ABNT que é uma linguagem que deve ser conhecida tanto pelos engenheiros como pelos projetistas e eletricistas.

    Entretanto, quando se trata de equipamentos importados, muitas vezes o significado e a simbologia adotada, na construção e instalação de componentes, estão de acordo com as normas e órgãos dos sistemas elétricos do país de origem do equipamento.

    Vejamos a origem de algumas dessas normas:

    ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): Atua em todas as áreas técnicas do país. Os textos de normas são adotados pelos órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais) e pelas firmas. Compõem-se de Normas (NB), Terminologia (TB), Simbologia (SB), Especificações (EB), Método de ensaio e Padronização. (PB).

    ANSI (American National Standards Institute): Instituto de Normas dos Estados Unidos, que publica recomendações e normas em praticamente todas as áreas técnicas. Na área dos dispositivos de comando de baixa tensão tem adotado freqüentemente especificações da UL e da NEMA.

    CEMA (Canadian Eletrical Manufctures Association): Associação Canadense dos Fabricantes de Material Elétrico.

    CSA (Canadian Standards Association): Entidade Canadense de Normas Técnicas, que publica as normas e concede certificado de conformidade.

    DEMKO (Danmarks Elektriske Materielkontrol): Autoridade Dinamarquesa de Controle dos Materiais Elétricos que publica normas e concede certificados de conformidade.

    DIN (Deutsche Industrie Normen): É uma associação de Normas Industriais Alemãs. Suas publicações são devidamente coordenadas com as da VDE.

    VDE (Verband Deutscher Elektrotechniker): Associação de Normas Técnicas Alemã.

    Um abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  5. avatar fracisco correia da silva disse:

    gostaria de conseguir o esquema eletrico da gradiente modelo as 200
    pois o mesmo contem poucas informaçoes do mesmo

  6. avatar luis f mendes disse:

    voces estao de parabens tudo que vem para ajudar e bem vindo obrigado

    luis f mendes de rio do sul sc

  7. avatar leandro disse:

    ola, gostaria de desejar meus parabens pelo curso, muito bom estou aprendendo demais, mas eu gostaria de saber como montar os componentes na placa de circuito impresso, pois eu naum achei um manual q indicasse a montagem de cada componente, poderia tirar esta duvida?? ou pelo menos me indicar como montar tudo certinho para q nada saia errado um abraço … fico grato

  8. avatar valter de jesus disse:

    ola amigo estou tendo problemas em conseguir o esquema do aparelho de som cce/stereosistem ss5880 se for possivel gostaria muito de recebe-lo obrigado. deus os abençoe

  9. avatar fernando samuel alves de oliveira disse:

    Achei interessante esse blog, no entanto, gostaria de pedir-lhes para que divulgassem-no ainda mais e que abrissem o espaço para os outros alunos, por exemplo, os alunos do curso de hardware e de instalações elétricas. Assim, os alunos poderíam expor suas dúvidas e compartilhar informações úteis referentes aos seus trabalhos.
    Findando, deixo-lhes o meu abraço e sorte em seus trabalhos.

  10. avatar assis disse:

    Gostaria de saber se há possibilidade de transformar uma corrente contínua em Alternada. Por exemplo, uma pilha pequena 1,5v, poderia transformar a corrente contínua em alternada?

  11. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Amigo Assis,

    Respondendo ao seu comentário deixado em nosso blog, queremos lhe dizer que é possível transformar corrente contínua em alternada, no entanto, a fonte geradora de corrente continua, deve possuir no mínimo 12VDC.

    Existe atualmente no comércio eletrônico um aparelho destinado a essa finalidade. Esse aparelho é o inversor de tensão, o qual permite ao usuário desfrutar das comodidades de usar televisão, lâmpada fluorescente, equipamento de som, ventilador, notebook e muitos outros equipamentos em lugares onde não existe rede elétrica convencional.

    Exemplo: Ao ligar um inversor nos terminais da bateria de 12VDC de um automóvel, o inversor irá fornecer uma tensão alternada como a da rede elétrica de 110VAC.

    Um abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  12. avatar glauco rodrigo amaro disse:

    amigos, fiz um curso de eletronica de radio e tv com vcs, em 2007, estou com dificuldades para achar o esquema eletronico da central pabx MULTITOC 208. para saber qual a voltagen de saida do trafo. se conseguirem me mandar agradeço.

  13. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Amigo Glauco.

    Como você já sabe, o PABX 208 Multitoc é ideal para pequenos escritórios, consultórios ou residências. Este PABX conta com recursos e diferenciais como a tecnologia CPA (Controle por programa armazenado), que permite uma melhor utilização de suas linhas, controles das ligações efetuadas e transferência de ligações entre os ramais. O programa pode ser alterado facilmente através de códigos digitados no aparelho telefônico.

    Principais Características:

    • Capacidade do equipamento: 2 linhas e 8 ramais
    • Transferências de ligações e rechamada automática;
    • 4 Tipos de pré-programações;
    • Captura de chamadas;
    • Desvio de chamadas – Siga-me;
    • Entrada para música de espera externa;
    • Música de espera interna e externa;
    • Senha com cadeado e bloqueador;
    • Ramal para internet e aparelho de fax;
    • Bivolt
    • Não interfere na conexão de banda larga
    • Aceita qualquer telefone que possua a tecla flash
    • Instalação extremamente simples faça você mesmo.
    • Programação
    • fácil realizada pelo teclado do aparelho

    Os esquemas elétricos dos aparelhos produzidos pela Multitoc são fornecidos somente para seus postos autorizados. Sendo assim, aconselhamos você a entrar em contato com a assistência autorizada mais próxima e ver com eles a disponibilidade deles fornecerem uma cópia do esquema que você precisa.

    ESQUEMATEC
    São Paulo
    (011) 33617744
    Rio de Janeiro
    (021) 22339025

    LIVRARIA ESQUEMATECA AURORA
    R Santa Efigênia 295 – 2 sl 201 – Jardim Paulistano
    São Paulo, SP | CEP: 02812-180
    (11) 3331-2799

    Assistências autorizadas
    http://www.multitoc.com.br/assistenciatecnica.asp

    Manual de instalação em português
    http://www.mmsys.com.br/manuais/multitoc208.pdf

    LINKS DE ELETRÔNICA
    http://www.coinfo.cefetpb.edu.br/professor/ilton/internet/inter/links_tron.html

    Um abraço!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  14. avatar benedito briet da silva disse:

    gostaria de achar o diagrama elétrico (antigo esquema eletronico) do MARANTZ MODEL SR1000 – ano de fabricação 1.994

  15. avatar odivaldo araujo disse:

    Olá companheiro. Voce tem o esquema eletrico do auto-radio clarion mod.
    DB269MP, que pudesse me ajudar a resolver um defeito de saída de som.
    O CI 8275HQ ja foi trocado mas não tem audio nos alto falantes.
    Obrigado.
    Belém-Pa.

  16. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Odivaldo,

    Quanto ao defeito mencionado, queremos lhe dizer que antes de trocar a saída de áudio de qualquer aparelho, seja ele um televisor, home theater ou mini systen, você deve obrigatoriamente fazer algumas verificações, como:

    Se existe trilha rompida (teste realizado com o kit de continuidade).

    Se existe tensão de alimentação no CI (teste realizado com o multímetro posicionado na escala de VCC).

    Se está chegando sinal de áudio ao CI (teste realizado com o kit pesquisador de sinais).

    Se os componentes do estagio de saída estão em bom estado de funcionamento (teste realizado com o multímetro).

    Um forte abraço!!!

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  17. avatar ANDRE SANTOS disse:

    GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM QUEM POSSA DESENVOLVER UM ESQUEMA ELETRICO PARA MIM.

  18. avatar adalberto disse:

    como trocar a saida de um som? se tiver video melhor

  19. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Adalberto,

    Pela sua pergunta, entendemos que você já tenha testado a saída de áudio e constatado que a mesma está com defeito.

    Assim sendo, para trocar a saída de áudio, você irá precisar das seguintes ferramentas:

    • Ferro de solda
    • Sugador de solda 30W
    • Solda (Estanho)
    • Pincel
    • Álcool isopropílico

    Antes de qualquer coisa, desligue o aparelho da rede elétrica e coloque o ferro de solda para esquentar.

    Com o ferro de solda bem quente, encoste a ponteira do ferro nos terminais da saída de áudio e aproxime o bico do sugador próximo à solda. Está operação não deve ultrapassar 4 segundos. Ao ver que a solda derreteu, em uma fração de segundos, pressione o botão do sugador para que o mesmo faça a sucção da solda. Esse procedimento deverá ser feito em todos os terminais da saída de áudio, sendo um de cada vez. Feito isso, remova a saída de áudio e faça a limpeza do local com um pincel e o álcool isopropílico.

    Com o local limpo, coloque a saída de áudio no lugar, cuidando para não colocá-la invertida. O mesmo cuidado deve ser levado em conta no procedimento de soldagem do componente, ou seja, encoste a solda e o ferro de soldar nos terminais da saída, observando o tempo máximo de 4 segundos. Caso seja preciso ressoldar esse terminal, espere passar 1 minuto para que o mesmo esfrie nesse tempo, pois, se você não der esse tempo, poderá levantar a trilha da placa de circuito impresso ou pode aquecer de mais o terminal, vindo a danificar internamente a saída de áudio e assim, a mesma precisará ser substituída novamente.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  20. avatar pedro ribeiro sores disse:

    tenho um radio px presidente hr 2510 preciso esquema ou numeros das duas saidas ou equi valentes

  21. avatar Ivo Figueiredo disse:

    preciso do esquema da tv RCA 29″ RBA 29550 ja tentei em todos fornecedores e até agora não consegui se voces tiver como encontrar
    agradeço desde já

    ivo figueiredo

  22. avatar Raimundo Paiva disse:

    Olá equipe do IPR, vocês estão sempre de parabéns. Porque quem divide multiplica.

    UM ABRAÇO!

  23. avatar Rubens disse:

    Analisando o esquema da TV mitsubishi TC2009, reparei que alguns trimpots existentes no aparelho reverentes ao controle da intensidade dos canhões de cores estão representados como transístores. Isso pode ocorrer em alguns esquemas ou não?
    Pois para quem está iniciando na profissão pode dificultar a localização de alguns componentes.

    Desde já, Obrigado.
    Rubens

  24. avatar osmar kempf disse:

    Olá equipe IPR !Sou aluno do do IPR tenho um rádio cce e preciso do esquema do stereo system cce 4700 e não estou encontrando, se puderem me ajudar desde já agradeço.
    Um abraço.

  25. avatar Departamento Técnico disse:

    Caro Rubens,

    Alguns televisores de hoje em dia, mesmo que de diferentes modelos, possuem o mesmo chassi. Como exemplo, essa Mitsubishi TC2009, possui o mesmo chassi da TC1409, nesse caso pode haver algumas alterações de uma para outra. Essas alterações constam na legenda do esquema. Então no lugar de um trimpot, pode sim vir um transistor regulando a tensão de saída de vídeo.

    Muitos aparelhos da atualidade estão saindo da fabrica com o chassi compartilhado com outros modelos da mesma marca. Isso significa menos custos para os fabricantes, pois o que muda de um televisor para outro são apenas alguns componentes.

    Ao analisar um esquema elétrico, fique atento, pois podem existir resistores jampers que constam no esquema, mas que não estão na PCI.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  26. avatar Departamento Técnico disse:

    Caro Osmar,

    Indicamos abaixo alguns sites onde você pode encontrar o esquema desejado:

    http://www.4shared.com/,
    http://www.electronica-pt.com/,
    http://www.eletronica.com/.

    Esses sites que menciono, fazem distribuição de esquemas elétricos, porém, vale salientar que alguns deles podem cobrar pelo download.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  27. avatar alex-moraes disse:

    Boa noite! Estou precisando do esquema eletrico do TAPE DECK gradiente C-484 ou o modelo DII, pois, são os mesmos aparelhos, o canal encontra-se sem funcionar e não é cabeçote, quem puder ajudar fico agradecido.
    grato,

    aguardo.
    alexander.moraes@gmail.com

  28. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Alex,

    Será difícil encontrar o esquema elétrico desse Tape Deck da Gradiente, pois esse aparelho não é mais fabricado.

    O que você pode fazer é verificar com um pesquisador de áudio onde há esse sinal e onde ele termina. Dessa maneira, podes verificar se o som está saindo em out. Se não estiver saindo sinal de áudio na saída out, verifique desde o cabeçote até o pré-amplificador.

    Fazendo esse procedimento, você poderá diagnosticar se o problema está antes do pré-amplificador ou depois dele e até mesmo se não é o próprio pré-amplificador que está com defeito.

    Outro teste que você pode fazer é conectar um amplificador e tatear a PCI do aparelho para ver se o pré-amplificador está mesmo funcionando corretamente.

    Muitos técnicos fazem isso, tateiam a PCI em determinados pontos para ver se está amplificando o sinal de áudio, porém, dependendo do circuito é preciso avaliar a tensão de funcionamento desse estágio a fim de evitar um choque elétrico.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  29. avatar Alex disse:

    Prof. Mario, bom dia!
    Obrigado pelas dicas, consegui o esquema do tape, na verdade comprei pela net…caso alguem precise coloco a disposição. Estou estudando o esquema, pois é muito complexo…peço ajuda ao senhor e tambem aos companheiros…risos, de qualquer forma vou averiguar passo a passo o circuito. grande abraço, Alex Moraes.

  30. avatar mauro feitosa disse:

    amigos, fiz curso de eletrônica recentemente, mas no decorrer do curso , nunca havia perguntado , a causa das linhas de retraços e se isto ocorre no setor abl ou no setor vertical, a fato é , que peguei algumas tv , e tem aparecido tal situação. Qual seria a melhor maneira para se consertar este defeito e por onde começar e que peça trocar?

    gratos ,

    mauro feitosa

  31. avatar Departamento Técnico disse:

    Prezado Mauro:

    Geralmente, quando o televisor apresenta linhas de retraço, o defeito é no circuito horizontal.

    Normalmente, quando chega para você um televisor que está com esse defeito, o primeiro passo é verificar a tensão de 180V na placa do tubo de imagem. Lembrando que, em alguns televisores, essa tensão pode ser maior.

    Se a tensão de 180V estiver presente, então você deve verificar os componentes na linha dos 180V. Essa tensão vem do fly back.

    Outro fator que deve ser levado em consideração é o potenciômetro do screem. Se estiver com defeito, pode causar tal problema também. Nesse caso, você pode efetuar dois testes: o primeiro é girar o potenciômetro do screem no sentido horário e anti-horário, fazendo isso, os retraços devem atenuar.

    Geralmente quando é trocado o fly back, deve-se ajustar o screem, pois o mesmo vem de fábrica desajustado.

    Se, ao girar o potenciômetro do screem, os retraços não atenuarem, então você deve verificar a tensão do screem. Para isso, coloque o multímetro na escala mais alta1000V DCV, a tensão a ser medida está em torno de 500V, por isso, deve-se tomar cuidado para que a ponteira do multímetro não escorregue e cause um curto circuito com outro componente.

    Antes de efetuar a medição, coloque a ponteira negativa (preta) do multímetro em um ponto da massa do aparelho (terra), de maneira que você fique com uma das mãos livres. Isso porque você precisará girar o potenciômetro do fly back enquanto a outra mão estiver segurando a ponteira onde o fio do screem é soldado na PCI do tubo.

    Você pode colocar a ponteira negativa do multímetro na mola do cabo de aço que sustenta o tubo de imagem, ou mesmo no próprio cabo de aço.

    Fazendo esse teste, podemos identificar se o defeito está no potenciômetro do screem, pois, ao girar o potenciômetro, a tensão de screem deve variar também e, se o televisor possui retraços, é sinal que a tensão do screem pode estar muito alta.

    Se a tensão de screem não atenuar quando você girar o potenciômetro, o fly back deve ser trocado, pois o potenciômetro do screem não está atuando.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  32. avatar Lira disse:

    Gostei, tudo bem esplicado,e com muita dedicação ao usuario.
    Parabens pelo trabalho.

    Lira, de Fortaleza.

    31/07/2011.

  33. avatar tiago disse:

    gostei muito…

  34. avatar alexandre disse:

    gostei, sera que existe um curso de leitur e interpretação de desenho eletrico?

  35. avatar andre disse:

    gostaria de saber poque meu interfone multitoc não têm audio e nem imagem.Só aciona abertura do portão.
    Oque faço onde, consigo o diagrama elétrico desse aparelho.

  36. avatar Spark disse:

    Preciso do manual pabx 208 2 linha e 8 saidas para reconfigurar a minha perdi o meu manual por favor me ajuda

  37. avatar luiz carlos gomes de sousa junior disse:

    queria saber se vcs tem alguma dica sobre um defeito de uma tv sansung. nome do modelo:ln40c530f1m. codigo do modelo:ln40c530f1mxzd se tiverem alguma dica me passam por favor…

  38. avatar conquista disse:

    preciso de infornações de som sony entrando em proteção

  39. avatar jose capitulino de oliveira disse:

    Professor:

    estou precisando de 2 esquemas, uma do Rádio transbrasil lll ABC a voz de ouro,Modelo 7147 APL.

    e outro :

    Rádio semp modelo LP 74 série Q

    Se poder me ajudar fico agradeçido

    Jose capitulino

  40. avatar samuel lima disse:

    bom dia!

    Professor o que trimpot e onde ele fica localizado, no motor ou no leitor?

  41. avatar Departamento Técnico disse:

    Olá Samuel,

    O Trimpot é um resistor variável, assim como o potenciômetro, porém, esse componente suporta baixíssimas correntes e tensões, e é aplicado em circuitos onde seja necessário fazer um ajuste no ganho da corrente ou tensão.

    Na unidade óptica há dois trimpot’s, um para o ganho de corrente das mídias de DVD, e outro com ganho para mídias de CD.

    Normalmente, não é necessário ajustar o ganho de corrente em unidades ópticas, pois esse ganho vem ajustado de fábrica, de modo que esse componente funcione corretamente. Quando a unidade está no fim de sua vida útil, apresenta deficiência na leitura de certas mídias, nesse caso é possível fazer um ajuste nesses trimpot’s, mas vale lembrar que a unidade funcionará por mais certo tempo e será danificada, em função do aumento da corrente.

    Atenciosamente,

    Prof. Mario Limeira
    Coordenador do Departamento Técnico

  42. avatar Nelimar disse:

    Boa noite,
    Gostaria de saber como posso fazer para colocar um cabo de energia em um rádio ABC voz de ouro canarinho modelo 9647 BPL, pois o mesmo é a pilha e eu gostaria que funcionasse na energia.
    Obrigado!

  43. avatar Ricardo disse:

    Ao Colega Alex acima:

    Peço-lhe por gentileza me enviar, se possível, o esquema elétrico do tape deck Gradiente C484 (3 cabeças).

    Antecipadamente agradeço a atenção,

    Um abraço
    Ricardo

  44. avatar Baptista disse:

    Peço-lhe por gentileza me enviar, se possível, o esquema elétrico tv kirey mod. ktv 1430

    Se poder me ajudar fico agradecido.

  45. avatar ROBERTO disse:

    OLA AMIGOS EU ESTOU AQUI EM RONDONIA EM UMA CIDADE PEQUENA AQUI NÃO TEM RECURSOS PORTO VELHO FICA DISTANTE ,NÃO TEM NEM COMPRA ESQUEMA ELÉTRICO , PRECISO DE ESQUEMAS DE TV SOM E DVD PARA QUE EU POSSO TRABALHAR TRANQUILO ,INTERPRETAR É SIMPLÉS , SÓ ME FALTA OS ESQUEMAS.

AVISO: Todos comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Instituto Padre Reus. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou que violem direitos de terceiros. O Instituto Padre Reus poderá excluir, sem aviso prévio, comentários postados que não respeitem os critérios aqui impostos ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário