Arquivo da Categoria ‘Televisores’

Sinalizações do código de erro num televisor Sony

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Identificar as sinalizações do código de erro emitidas através das piscadas da luz do LED é o caminho mais rápido para o diagnóstico de um equipamento com defeito. Um LED piscando em uma das placas de um televisor de LCD, de LED ou de PLASMA indica uma falha em um dos circuitos ou em uma linha de alimentação a ele ligada, pois, em uma operação normal, os LEDs estão acesos ou apagados, nunca piscando. O que se pode ter é um LED que muda de cor de acordo com o acionamento das várias etapas do TV durante o processo de processo de inicialização do televisor (start up). (mais…)

Placa principal (main unit) dos TVs de LCD e de LED

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Na placa principal (main unit), é montado um processador chamado de Unidade Central de Processamento (CPU) que, em conjunto com as memórias, executa todas as funções e os comandos recebidos. (mais…)

Pixel preso na tela da TV de LCD

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Em se tratando de imagem apresentada na tela de um televisor, consideramos que o termo full collor significa cor cheia. Assim, no caso de um display full color, temos a exibição de imagens coloridas completas, com sobreposições gráficas.

Numa imagem digital de TV, o pixel de elemento de imagem é um ponto físico de uma imagem, ou seja, o menor elemento endereçável em um dispositivo de exibição. Por isso, ele é o menor elemento controlável de uma imagem representada na tela, e seu endereço corresponde a suas coordenadas físicas. (mais…)

Tipos de memória

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O conceito de memória é único, extensivo e válido para qualquer marca e modelo; por esse motivo, é necessário conhecer o básico sobre esse item.

Ao se manusear o teclado do painel da TV ou o controle remoto, pressionando alguma das teclas, certamente ela irá liberar dados armazenados na memória flash do Micon. Nesse momento, o software armazenado nas memórias NVM, DDR, EEPROM e flash vai atuar para atender os comandos realizados pelo usuário.

No caso de dados temporários, o Micon utiliza um banco de memórias RAM, que são voláteis.

Os circuitos de um televisor possuem diversos tipos de memórias, classificadas de acordo com sua estrutura. Vejamos os tipos de memórias empregadas na televisão:

Memórias RAM, ROM, SDRAM, flash, NVM, DDR, serial flash, nand flash e memória EEPROM. Algumas estão dentro do micro e outras estão fora dele.

Memória RAM: Permite leitura e escrita, porém seus dados são perdidos sempre que o power é desligado.

(mais…)

CONEXÃO HDMI

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Uma conexão HDMI pode usar dois tipos de conector: tipo A, com 19 pinos; e tipo B, com 29 pinos. Este segundo é maior e permite o uso da configuração dual link, que dobra a taxa de transferência máxima possível. Ou seja, com o conector tipo A é possível o uso de um clock de pixel de até 165MHz, e, com o conector tipo B, é possível obter uma taxa de pixel de até 330MHz.

Dentro de um conector HDMI tipo A, de 19 pinos:

  • Os pinos de 1 a 9 carregam três canais de dados TMDS: três pinos por canal. Os canais TMDS incluem informações de áudio e vídeo, e cada canal tem linhas separadas para valores positivos (+) e negativos (-) e uma linha de blindagem de dados (data shield) – ou terra.
  • Os pinos de 10 a 12 carregam dados para o canal de clock TMDS, que ajuda a manter o sinal em sincronização. Assim como os canais de dados TMDS, este canal tem linhas separadas para valores positivos (+) e negativos (-) e uma linha de blindagem de dados (data shield) – ou terra.
  • O pino 13 carrega o canal CEC (consumer eletronic control - controle eletrônico do consumidor), usado para mandar dados de comando e controle aos dispositivos conectados.
  • O pino 14 é vago e está reservado para uso futuro. Nos cabos HDMI 1.4 com canal de internet, leva dados do HEC (ethernet eletronic control).
  • Os pinos 15 e 16, dedicados ao DDC (display data channel), são usados para comunicação de informação EDID (extended display identification channel – canal de identificação e exibição estendida) entre os dispositivos.
  • O pino 17 é linha de dado de terra (data shield) para os canais CEC (consumer eletronic control) e DDC (display data channel).
  • O pino 18 carrega uma alimentação de baixa voltagem (+5V).

    (mais…)